O Ponto de Encontro - Banner
Home Pontos de Vista  Opiniões (pagina in italiano)
Por Giancarlo Perlo - Tradução Fabio Luiz Braggio

 

Uma opinião de Giancarlo Perlo 19/7/2005
Porque muitos brasileiros parecem quase ignorar a existência de Portugal?
 

Uma coisa que me surpreende é o fato que muitos brasileiros parecem quase ignorar a existência de uma variante "lusitana" da língua portuguesa. Me aconteceu várias vezes, escrevendo a amigos brasileiros, de usar palavras como "acção", "voo" ou "ideia" (variantes ortográficas usadas em Portugal, dos correspondentes brasileiros "ação", "vôo" e "idéia") ou frases como "estou a ler" (ao invés de "estou lendo") e de receber em resposta correções e indicações de erro.

Me pergunto: é possível que no Brasil não conheçam Pessoa ou Saramago (só para citar dois nomes conhecidíssimos) ? Será que no Brasil não chegam livros, jornais, revistas, cartas, e-mails escritos por portugueses ? E pensar que do lado de cá do Atlântico as livrarias estão cheias de vários Amado, Coelho, Veríssimo...; que nas lojas de CD, departamentos inteiros são dedicados à música brasileira; que a televisão portuguesa transmite continuamente novelas brasileiras e até os desfiles de carnaval ao vivo do Rio.

No Brasil, ao contrário, parece que os portugueses são conhecidos principamente por fazer o papel de idiotas nas piadas mais ferozes e, tem que se admitir, mais engraçadas. Tudo bem: o Brasil é um país imenso, enquanto Portugal é infinitamente menor. Mas as vezes acho que por trás desse comportamento exista também outro. Será que, por trás desta exibição de "ignorância" (no sentido etimológico do termo) os brasileiros tentam mascarar uma espécie de complexo de inferioridade nos confrontos da história e da cultura dos seus "primos" portugueses?

A quase 200 anos do fim do domínio colonial no Brasil, talvez permaneça ainda qualquer conta em aberto, qualquer ferida ainda não totalmente curada. Talvez me engano, mas se as coisas estão assim, eu como estrangeiro apaixonado pelo Brasil e por Portugal (igualmente, sem ter nenhuma preferência), queria dizer a todos: pessoal, relaxem um pouco ! A beleza do mundo está na sua variedade, e conhecê-lo (e compreendê-lo e aceitá-lo) todo somente nos poderá enriquecer a todos.

(tradução de Fabio Luiz Braggio)

  Comentários

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum