O Ponto de Encontro - Banner
Home freccia Música frecciaMusiCaboVerdefrecciaNtoni Denti d'Oro (pagina in italiano)
Por Antonio Danise - Tradução Vera Frucci

Ntoni Denti d'Oro

Ntoni Denti d'Oro

Ntoni Denti d’Oro no Quintal da Música - Praia, 14 Abril 2007

Antonio Vaz Cabral, mais conhecido como Ntoni Denti d’Oro, é um ponto de referência fundamental na música de Cabo Verde.

Proveniente de uma família pobre de lavradores, desde criança foi muito ligado ao seu país e sua cultura, o que faz dele hoje um personagem de muito destaque no ambiente cultural, especialmente em tudo que se refere ao batuque, uma das expressões musicais mais antigas de Cabo Verde.

Um dos poucos intérpretes masculinos de batuque, Ntoni Denti d’Oro nasceu em 1926 em São Domingos na ilha de Santiago onde, com 10 anos, começou a dedicar-se ao batuque e ao finaçon,seguindo os ensinamentos de Miranda Tavares e, apesar da idade, impressionava por sua extraordinária habilidade. Ao longo de sua vida jamais abandonou esta expressão musical e cultural peculiar de sua ilha, tanto que hoje está entre os poucos a dominar os segredos desta arte e são muitos os jovens que recorrem a ele e se enriquecem, na tentativa de evitar o desaparecimento do batuque.

Por anos percorreu toda a ilha de Santiago, assim como outras ilhas de Cabo Verde, animando as festas populares, os batizados, noivados e casamentos. Em 1973 tenta a sorte no exterior, mas, em 25 de abril de 1974, dia em que Portugal se liberta da ditadura, decide retornar a sua terra natal para esperar pela independência de Cabo Verde, que viria em breve. Após o lançamento de seu primeiro disco em 1998, Ntoni Denti d’Oro retornou à Europa e viajou também para os Estados Unidos para promover seu trabalho. Apresentou-se em vários países entre os quais Portugal, França, Holanda, Estados Unidos e obviamente em Cabo Verde.

Ntoni Denti d’Oro é uma pessoa alegre e muito hospitaleira e recebe com prazer qualquer pessoa que vá visitá-lo em sua modesta casa, em São Domingos; mostra com satisfação as fotos nas quais aparece ao lado de outros músicos de Cabo Verde, em especial Paulino Vieira durante tournée pela Europa, e se entretém a falar alegremente com os hóspedes e admiradores, no seu crioulo badiu (*) um tanto inacessível, por vezes incompreensível até para os caboverdianos.

Nota da tradutora:
(*) Crioulo é a língua corrente falada em Cabo Verde. Badiu é a variante originária da ilha de Santiago.

Discografia de Ntoni Denti d’Oro:
- Batuque et Finaçon – 1998 – Ocora Radio France
- Finkadu na Raiz (com Nácia Gomi) – 2005 – Augusto “Gugas” Veiga

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum