O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares  Rio de Janeiro Casa Julieta e Serpa (pagina in italiano)
 

 

Casa de Cultura Julieta e Serpa

O charme e o requinte dos anos 20 estão vivos no Rio de Janeiro

 

Um palacete em estilo Luis XVI que nasceu de uma historia de amor entre Demócrito e Maria José - Jovens filhos de importantes famílias de comerciantes do Rio de Janeiro no início do século passado. Apaixonado, Demócrito decidiu construir uma casa para presentear a sua tão amada esposa.

A sociedade carioca naquela época recebia uma grande influência da cultura francesa e Demócrito mandou vir da Europa, todas as peças de acabamento como vitrôs, parquets, mármores de Carrara, pinturas etc. Em menos de três anos o casarão ficou pronto, e nele, Demócrito recebia amigos e políticos importantes, dentre eles o ex-Presidente da República Epitácio Pessoa. Infelizmente Demócrito usufruiu muito pouco da casa, vindo a falecer oito anos após o término de sua construção.

Um dos dois filhos do casal, lá residiu até junho de 2000, falecendo em março de 2001, já muito velhinho. Os netos da família decidiram então vender o palacete. Uma empresa de Engenharia o comprou e queria demoli-lo para construir no local, um edifício residencial de arquitetura moderna. Mas o palacete da Praia do Flamengo - 340 já havia sido tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural - o DGPC em 1997. A empresa de engenharia estaria então impedida de fazer a demolição.

Casa Julieta e SerpaCarlos Alberto Serpa, que é educador e antiquário, se interessou pela construção de estilo neoclássico – que para ele seria ideal para abrigar um espaço à cultura. Arrematou a casa e, sem saber, realizou um desejo da antiga proprietária Maria José, que um dia o palacete se transformasse em um centro cultural.

Depois de um ano e meio de restauração, a casa está aberta ao público com muita elegância e requinte. Mas é bom ressaltar que muito pouco foi modificado do original. O primeiro nome, Julieta, é uma homenagem de Serpa a sua falecida mãe. Mais que um centro para a promoção da cultura, a Casa se propõe também a promover cursos, palestras, leilões, vernissages e até os antigos saraus musicais entram na programação, com o objetivo de reunir as diversas gerações em torno da boa música. Além da extensa programação, a Casa de Cultura Julieta e Serpa oferece suas instalações para almoços e jantares empresariais, casamentos, festas, lançamentos de livros e convenções.

Além do amplo centro gastronômico do mais alto nível, com piano bar, bistrôt e salas de chá, de uma das dependências da casa nasceu uma biblioteca especializada em artes. No restaurante, a refinada culinária francesa pode ser comparada aos melhores restaurantes do mundo. Uma enoteca com mais de 3 mil garrafas de vinho da melhor qualidade é cuidadosamente guardada pelo sommellier especialmente contratado. A nobreza e a elegância estão reunidas num só lugar, não somente para o povo carioca, mas para todos aqueles que apreciam o valor de nossa historia e da nossa cultura.

Confira os detalhes: www.casajulietadeserpa.com.br

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum