O Ponto de Encontro - Banner

Home Lugares Magia e mistério O primeiro homem em Ermera (pagina in italiano)

 

 

O primeiro homem em Ermera

Uma Lenda de Timor Leste

 

Lia ni’an é como se chamam os contadores de histórias em Timor. São eles quem através de gerações foram mantendo vivas as histórias tradicionais da ilha. É nestas histórias que aqui se mostram, como em tantas outras que ainda se ouvem nas vozes timorenses, que assenta a luta de um povo contra o esquecimento.

Dizem os mais idosos, em Ermera, que no inicio dos tempos só existia terra e agua no planeta Terra. Mais tarde, apareceram as ilhas e cresceram os continentes. Depois, um dia, a Ordem Suprema de todas as coisas decidiu popular o mundo com animais e, finalmente, também com homens…

Dizem que, quando Deus decidiu por os homens na Terra, tinha de encontrar uma
porta por onde eles pudessem entrar. E esta não podia ser uma porta qualquer… esta porta tinha de ficar exactamente no centro do mundo! Deus decidiu criar essa porta perto da aldeia Hatu Hei, em Letefoho, sub-districto de Ermera.

Ele queria que o primeiro homem saísse pelo leito de um rio. Nessa época, Hatu Hei era uma região plana e só mais tarde, com o tempo, foram criadas as montanhas, entre as quais a majestosa montanha Ramelau, a mais alta de Timor Leste e da qual nasce o rio Besitei.

Em pouco tempo, o rio Besitei tapou com as suas aguas a porta pela qual os primeiros homens entraram no mundo e esta permanece assim, ate hoje, escondida dos olhares dos homens. Porem, dizem que, quem olhar bem, pode ainda encontrar as pegadas dos primeiros homens da Terra no fundo do rio… a prova de que este foi, realmente,
o lugar do nascimento dos primeiros seres humanos na Terra.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum