O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Magia e mistério Céu e Terra ligados (pagina in italiano)
 

 

Céu e Terra ligados

Uma Lenda de Timor Leste

 

Lia ni’an é como se chamam os contadores de histórias em Timor. São eles quem através de gerações foram mantendo vivas as histórias tradicionais da ilha. É nestas histórias que aqui se mostram, como em tantas outras que ainda se ouvem nas vozes timorenses, que assenta a luta de um povo contra o esquecimento.

Houve uma altura em que ir da Terra ao Céu e voltar à Terra era a coisa mais fácil de fazer. Para o fazer, só era preciso subir a uma planta trepadeira – calêic* – que ligava o Céu à Terra.

Havia uma mulher que tinha por hábito subir pela planta trepadeira para ir buscar lenha. Um dia subiu como habitualmente fazia mas demorou tanto tempo que o marido, zangado, cortou a planta trepadeira antes de ela descer. Desde aí o Céu e a Terra ficaram separados para sempre. A população de Ramelau acredita que esta planta trepadeira estava no topo da montanha chamada Darolau e que a raiz ainda lá está.

Para a população da costa sul, esta planta trepadeira é originária de um lugar chamado Ria-Tu, onde ainda está uma pedra a marcar o local. As pessoas de Matebían, no entanto, têm a certeza absoluta que a planta trepadeira era de Quelicai, onde dizem que também ainda é possível ver a raiz da mesma. De acordo com as pessoas que vivem na costa Este da ilha, era em Mua-Pitini, distrito de Lautém, que se podia subir ao Céu.

 

NOTA:
Calêic: um dos vários tipos de planta trepadeira existentes em Timor Entre as pessoas da Polinésia é comum acreditar que o Céu e a Terra costumavam estar muito perto um do outro.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum