O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Angola (pagina in italiano)
 

 

ANGOLA

No dia 11 de Novembro de 1975, a bandeira Angolana abanou pela primeira vez em maneira oficial,o primeiro dia da independência do País.

Descrição e Interpretação: É constituída por duas partes horizontais, vermelha e preta. Na metade uma estrela, uma parte de roda dentada e um facão. As figuras são de cor amarela. O símbolo é claramente inspirado na "foice e martelo" e representava os trabalhadores agriculos e industriais. As cores amarelas indicavam as riquezas minerais, o vermelho e o preto estava para "Liberdade ou Morte". Outras fontes interpretativas fazem remontar o vermelho para representar o sangue derramado durante a opressão colonial, o preto representaria o continente africano e a estrela amarela a solidariedade internacional e o progresso.

Bandiera Angola


O Brasão da República de Angola é formado por duas metades de um círculo: uma representa a roda dentada e a outra plantsa de café, milho e algodão. O significado é aquele de representar o trabalho industrial e agrículo. Aos pés do brasão um livro aberto para significar a instrução, a educação e a cultura.O sol nascente é para indicar o nascimento do País, a enxada e o facão indicaria a resistência armada e a estrêla a solidariedade e o progresso. Uma faixa leva a escrita "República de Angola".


PROPOSTA DE BANDEIRA COLONIAL
(nunca aplicada)


A Angola foi descoberta pelo navegador Diogo Cao em 1483 e tornou-se uma das primeiras colônias européias. Em 1951 adquiriu a denominação de "Província de Ultramar" . A bandeira oficial era aquela nacional de Portugal, no entanto em 1967 foi proposta e aprovada uma bandeira para cada território do Ultramar. Estas bandeiras nunca abanaram.

Trata-se da Bandeira nacional com o acréscimo em baixo a direita do brasão, das Colônias de 1935. Para Angola foi escolhido um campo violeta com um elefante sobre uma zebra, visível na parte direita do escudo. Os outros dois campos eram iguais para todas as províncias.

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum